Cremação

um dos processos mais antigos praticado pelo homem é a cremação. Em alguns lugares este era um costume considerado normal, por se tratar de uma medida prática de higiene.

Em alguns lugares a cremação era considerada um ato nobre aos mortes, já o sepultamento por inumação, ou em tumulamento era reservado aos grandes criminosos, como: assassinos, suicidas e até mesmo aos fulminantes por raios, que era considerado uma maldição de Júpiter.

A cremação mais antiga relatada no mundo trata-se de um homem junto ao lago mungo, que se calcula ter sido efetuada há cerca de 60 mil anos atrás e também relatam uma mulher jovem, que foi cremada a cerca de 25 mil anos.

cremacao

O que é a Cremação?

A cremação é uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver, as cinzas são entregues a família que por sua vez decide como será feito a conservação dos restos mortais.
No mundo ocidental a cremação de cadáveres é um método comum, lá existem fornos crematórios desenvolvidos para este fim.

A cremação é uma alternativa que oferece menos riscos ambientais e pode ser um funeral ou mesmo um rito pós-funeral, sendo diferente e mais seguro que o sepultamento em covas.

o que e cremacão

A cremação no Brasil

No Brasil, a cremação exige um registro em cartório da pessoa comprovando o desejo de ser cremado, ou então que o parente mais próximo requisite o serviço. As cinzas ao final são entregues e ai é livre para a escolha de como será feito a conservação, ou em jazigos, ou depositário de cinzas.

O primeiro crematório com fins funerais no brasil foi fundado no ano de 1074

Desde o ano de 2008 praticamente todos os estados brasileiros dispõem de um crematório sendo alguns com a movimentação de crema de cerca de 300 cadáveres por mês.

Assista ao vídeo:

 

Funerária Best - 21 de outubro de 2015